terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Profissão DJ: VETADO!


Postei aqui há algum tempo ( VEJA O POST! ) que havia sido regulamentada no congresso a lei que tornava a prática da discotegam uma Profissão! 
Porém, nesta semana o nosso presidente LULA vetou a tal lei. Não sei bem dizer se isso é bom ou ruim, mas acredito que seja bom, pois da forma como a lei estava descrita muitas dúvidas pairavam no ar em relação a regulamentação de todo esse esquema. Eu mesmo, como promoter e produtor de festa, ocasionalmente contratante de Djs, não entendi bem como funcionaria tudo isso!
Retirei o texto abaixo da coluna Bate-Estaca escrita pelo Dj Camilo Rocha no site Vírgula!
“A Constituição Federal, em seu art. 5o, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer algum dano à sociedade.”
Com essa justificativa, o presidente Lula puxou a tomada no projeto, já aprovado, que regulamentaria a profissão de DJ. O veto do presidente foi integral e apoiado pelos ministérios do Trabalho, da Justiça e da Cultura.
A proposta foi apresentada em 2007 pelo ex-senador Romeu Tuma (que morreu este ano), representando a entidade paulista Sindecs (Sindicato dos DJs e Profissionais da Cabine de Som).
A regulamentação da profissão era um assunto altamente polêmico no meio dos DJs. Havia uma séria falta de comunicação entre os autores da iniciativa e a cena como um todo. E, como boa parte dos DJs (e agentes, empresários, donos de casa noturna etc) sabia pouco sobre o projeto, pairava grande desconfiança das consequências dessa regulamentação.
Muitos, como eu, temiam o engessamento e a burocratização de um mercado que há anos funciona bem na base do auto-gerenciamento. Não parecia haver necessidade de órgãos reguladores e controladores. E outra: quem controlaria os controladores?
Os responsáveis pelo projeto sempre insistiram que sua intenção principal era fornecer segurança social a milhares de DJs que trabalham como empregados de casas noturnas. O que é perfeitamente justo e louvável.
Mas não é o bastante para compensar a falta de clareza com relação a muitos pontos, a baixa representatividade do Sindecs no meio e os riscos da concentração de poder nas mãos de auto-nomeados “reguladores”.
Com tantas dúvidas, o melhor lugar para essa lei, por enquanto, é na gaveta.

É isso, galera. Vamos aguardar para melhores soluções para todos nós, profissionais da noite!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem, pois tem muita gente que se auto-institula DJ e não sabe contar até 8 e fora outras coisas que não verm ao caso.
Agora como profissionalizar um camarada que não é porra nenhuma e se diz Dj, e toca numa Festa porque usou outros macetes pra se tornar um dj???
Poderíamos fazer isso com médicos, que acha? Já pensou? Pessoas que não são se dizem que são. Como é que fica!?
E tem muita festa e casa noturna que coloca esse michês pra tocar à troco de "sei la o que"... vai entender!
Deixa esse meiuo continuar selvagem.. só assim quem sabe chegarão num patamar melhor. Certo o Lula e oportunista o senador que propôs isso... vai pedir pros donos de casa noturna pagar pelo tanto que eles ganham, e não tirar dos que menos ganham na história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...