quarta-feira, 16 de maio de 2012

► O assunto é: Ser PROMOTER!

.:: Welcome To My Land ::.
Se existe um assunto nesse mundo que posso falar com a devida propriedade é "Ser Promoter". Você pode não me conhecer, mas já aviso que comecei nesse ramo em 1.999, ou seja, tenho  longos anos de estrada nesse metiê chamado NOITE GAY PAULISTANA! Assim como a profissão de DJ deu uma banalizada com o advento da internet, a de Promoter seguiu o mesmo caminho. Todos acham que podem ser promoter, assim como todos acham que podem ser DJ, e não é bem assim bebê! Assim como para ser Dj tem que ter alguns pré-requisitos NATOS, como por exemplo TALENTO, para ser promoter também viu, fia?
Vamos deixar claro uma coisa, existe uma certa hierárquia que muitos confundem. Começa com Divulgador, depois vem Promoter e logo em seguida Produtor de Festa. E é óbvio que divulgador não é promoter, e promoter também não é Produtor de festa, acho importante dividir os bairros. Porém, pode-se muito bem ser em concomitância, Promoter e Produtor de festa, que é o meu caso, do meu sócio Luiz Netto, do Alef F. e de muitos outros (risos).
Mas qual a diferença entre divulgador e promoter sendo que a função principal de ambos é levar pessoas para as festas? Você vai notar quando terminar de ler sobre algumas dúvidas sobre o que é preciso para ser um bom Promoter.

Beleza é fundamental?
Não, se fosse assim eu estava morrendo de fome hahahahahaha. Nos tempos de hoje ajuda bastante, mas não é o suficiente para se manter no mercado. Já vi pessoas belíssimas que não passaram de 1 ou 2 trabalhos.

 Como eu começo?
A grande questão é: POR QUE começar? Tem certeza que é isso que você quer para sua vida? Vou ser sincero, tem momentos que você vai preferir ser Operador de Telemarketing a ser Promoter. Deixando claro que não tenho nada contra os operadores de telemarketing, só utilizei essa profissão como parâmetro de comparação pelo nível de stress e desgaste que nem sempre pode vir a compensar financeiramente.
Ok, decidiu começar então mãos a obra. O ideal é procurar os produtores de festas, que são os responsáveis pela contratação dos promoters e oferecer seu trabalho. Ofereça um teste para que ele possa avaliar o seu desempenho e principalmente o seu retorno. E não pense que ele vai te contratar baseado apenas no seu trabalho em um único evento! NÃO, fia.O grande desafio é a "continuidade" do seu trabalho, afinal, a gente sabe que você vai dar o sangue pra dar um bom retorno. Mas quem garante que você terá esse mesmo desempenho no próximo evento que vir a promover?

 Quanto eu cobro?
Dificil questão! É um grande desafio entrar no mercado e valorizar-se ao mesmo tempo. Você pode sim fazer de graça, ou então, barganhar algo em troca, como por exemplo, pulseiras do camarote para os seus convidados (nesse ponto você mata 3 coelhos com uma cajadada só: não trabalha de graça, mostra o seu trabalho e ainda agrada o seu cliente com o mimo da pulseira. Sacou a jogada? risos), ou alguma consumação na sua comanda. Dificilmente você vai conseguir cachê em dinheiro nos primeiros trabalhos.

 Sou famosa na balada, posso me considerar um promoter!
Depende de qual balada a senhora é famosa, bee. Outro grande desafio de um bom promoter é não ficar tão vinculado a balada que promove. Mas por que, bixa? Simples, se um dia essa balada vir a fechar suas portas, você não fica a ver navios no sentido de conseguir trabalho em outros lugares. É muito melhor você conhecido como o FULANO DE TAL, do que ser conhecido como o FULANO DE TAL BALADA. Entendeu? ;-)

 Tenho 3 perfis lotados no facebook e milhares de followers no Twitter. Posso ser promoter?
Depende! Um grande erro que os iniciantes cometem é justamente o de achar que pelo fato de serem populares na internet, já é garantia de retorno em abundância para uma festa. E não é. Primeiro que o motivo principal de você ter essa popularidade todo deve-se certamente ser pelas fotos de suvaco, cueca ou sunga que você posta, depois que essas pessoas devem ser de todo o canto desse Brasilzão de meu Deus, então dificilmente você vai conseguir fazer com que essas pessoas te prestigiem no evento. A não ser que você marque de "grudá-las" no decorrer da noite (risos). Conheço quem faz isso e às vezes dá certo. E confesso que eu mesmo já fiz (mtos risos). E outra, depende do quanto e de que maneira você interage com essas pessoas no facebook e twitter. Se você é daqueles que funciona na base do "venha nós e o vosso reino nada", esqueça! Rede social e promoter funcionam muito bem em conjunto, na base da RECIPROCIDADE! Como assim? Simples fia, não basta você simplesmente postar sobre o evento, você precisa interagir com as pessoas também, seja pelo chat, pelos "cutuques", pelos coments em post alheios, enfim, não ache que é só colocar o flyer e o link da Lista que já está ótimo. Não bee, seu trabalho vai além disso.

 Para um bom entendedor, um bom português basta?
SIM! É imprescindível ter um excelente conhecimento da língua portuguesa. Saber que MIM não conjuga verbo, que NÓIS VAI não existe, diferenciar MAL de MAU, com certeza não deve escrever CONCERTEZA, não exceder no uso da CEDILHA e que GERÚNDIO só na P.A. da Atento ou da Contax já é um ponto a mais para quem quer ser um bom promoter. Sim, porque promoter você pode até ser, mas você tem que ser um BOM PROMOTER. E não esqueça da noção básica do inglês, hein? A maioria dos nomes de festas e baladas é em inglês, e eu cansei de ver aspirantes a promoter falar errado o nome da festa, errando feio na pronúncia, é vergonhoso até (risos). Sem contar que tem que saber a diferença entre Host, Hostess, Hostesses e Hosted.

 Você pode me dar "maiores" informações?
Não! "Maiores informações" não existe, o correto é MAIS INFORMAÇÕES! Um bom promoter ter que saber tudo sobre o evento que está trabalhando, afinal, promoter nada mais é do que um vendedor, e como bom vendedor tem que ter conhecimento pleno do produto que está oferecendo. Ou seja, saber quem vai tocar, quanto custa, onde será, como chegar, quando começa, que horas termina, conceito da festa, público alvo, e por aí vai.... Já imaginou um vendedor do Guaraná Antartica não saber que esse refrigerante é feito de uma fruta da amazônia? Não dá né?

 Existe "máfia"?
Claro que existe. Afinal, todo promoter é inseguro por natureza e a instabilidade do mercado faz que essa característica se acentue, pois a garantia constante de cachê é quase zero. Promoters tende a se fechar em seu mundinho, assim como os Djs, Produtores de festas etc. O importante para "furar" essa máfia é mostrar que você apenas quer fazer o seu trabalho. Não tente queimar ninguém, poucos são confiáveis e uma hora ou outra a gente SEMPRE fica sabendo. E ter uma certa ética, garante até certo respeito entre os veteranos, coisa que pode facilitar e muito a sua vida (risos)

 Dá pra ficar rico sendo Promoter?
Me apresente apenas um que tenha ficado rico como promoter e a gente volta a conversar, obrigado! (mtos mtos mtos mtos risos e mais risos)

10º Qual o item principal para ser um Promoter?
Destacar-se da multidão! Isso não significa que você tenha que chegar plantando bananeira e chupando jiló com gotas de laranja pêra na balada! NÃO fia, me refiro ao diferencial. O mundo está cheio de gay bonitinho, bombadinha disposta a tudo pra ter o tal "Glamour" da noite! Você tem que ser mais que isso. Seja amigo, companheiro, conselheiro, colega e sincero quando achar necessário. Não prometa ao seu cliente aquilo que não pode cumprir. Não aceite trabalhos que você tem ciência que não vai dar retorno (assim você se queima), e queima seu mailing-client ou network também. Saiba que sua vida pessoal vai sim se fundir com a profissional, e não pense que você é melhor que os outros pelo fato de um dia ser o centro da atenções. HUMILDADE SEMPRE, afinal, o mundo gira e quem um dia está por cima, amanhã pode estar por baixo.







3 comentários:

Perigo Promoter disse...

Ahazou Claudio ...
Esta de parabéns pela matéria, falou bonito rsrs
bezos bezos bezos

joel vargas disse...

Vc é intendido em telemarketing hem. Kkkkkk ri muito lendo isso. Pois sou do call center e queria mudar de rumo lkkkkkkkk

Mônica Gramado,, disse...

Parabéns por tua matéria.E Ser diferencial é um bom Conselho.Ser conselheiro,ético.Legal as informações e é muito saber os pormenores, como possuir um bom português e saber q existe as dificuldades.Estou começando esta carreira oficialmente porque me chamaram porque sempre ajudo em eventos e de repente pode virar uma profissão para mim.Agradeço,de coração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...