terça-feira, 3 de abril de 2012

► O assunto é: TOP DJ

.:: TOP DJ ::.
Estou pra ver um assunto que gere tanta polêmica atualmente quanto a profissão de DJ... Mas enfim, vamos ao ponto principal deste post que é o título TOP que agregam ao DJ. Juro que tentarei ser o mais coeso possível na elucidação dessa questão.

O que realmente significa a palavra TOP?
TOP vem da palavra TOPO que significa parte superior de algo. No caso TOP DJ significa que está acima dos outros? Em partes.
Vivemos em uma época que graças a internet qualquer um pode se entitular DJ, mesmo sem sequer ter tocado em uma festa ou balada. Concorrência é sempre bom, mas excesso de mercadoria desvaloriza o produto, e é exatamente o que muitas vezes acontece com os Djs.
Justamente por essa concorrência, cada vez mais desleal e até mesmo anti-ética, tem ficado cada vez mais dificil se destacar e principalmente se estabilizar na profissão, pior ainda é ganhar o título TOP ao lado do nome.

Mas quem dá esse título aos Djs, são os donos de balada, são os produtores de festas?
NÃO! Quem dá esse título é o público! A galera que frequenta as festas e baladas para curtir e prestigiar o som dos Djs.
Eu como público aprecio o trabalho de diversos profissionais, e como público me dou ao luxo de entitular alguns como TOP DJ.
Agora, o que se perguntam é "Quais seriam os critérios que determinam se um DJ é TOP ou não?"

TOP Dj Vlad
1º ponto - EXPERIÊNCIA: tem que ser levada em conta sim, há quanto tempo o profissional está no mercado, onde tocou, o que tocou, como tocou. Sim, pois muitos Djs das antigas, e eu digo das antigas mesmo, só consideram dj aqueles que sabem tocar com vinil, coisa que a gente bem sabe muito poucos sabem.

2º ponto - QUALIDADE MUSICAL: de nada adianta o Dj só tocar músicas que ele sabe que são garantia de pista fervida (hits de rádio, remixes de cantoras famosas etc). Assim fica fácil se destacar. Agradar o público e mostrar sua personalidade sonora é o verdadeiro desafio de um Dj atualmente. O gosto pessoal do profissão é algo que fica totalmente fora de questão nessa parte.

3º ponto - APELO: Ter apelo com o público é fundamental. Sim, este é um dos principais itens que os produtores de festa levam em conta na hora de contratar um Dj, pois eles precisam que seja um profissão por quem as pessoas iriam na festa para prestigiar o trabalho de discotecagem.

4º ponto - VISIBILIDADE: Fator importante pois conheço Djs que tem experiência de anos no mercado, tem excelente qualidade musical, tem até relativo apelo com o público mas sua visibilidade está restrita ao mercado local. Deve-se levar em consideração o mercado NACIONAL.

Então, estes são os pontos que na minha humilde opinião fazem um profissional ser TOP DJ. Atualmente, vários Djs que eu considero TOP DJ, entre eles eu cito VLAD (sempre), SHINE, RODOLFO BRAVAT,  ROBSON MOUSE, PAULO PACHECO, EDSON PRIDE, GUSTAVO SCORPIO entre outros.
Vale lembrar que o fato de eu considerar estes Djs como TOPs, não significa que você também deva considerar. Respeitar a opinião alheia é FUNDAMENTAL para conviver bem socialmente.

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...