segunda-feira, 22 de agosto de 2011

::: Lu Guessa | New Single "OUTSIDE" | Entrevista Exclusiva!

Viva a evolução como cantora, como compositora e principalmente como ser humano!
Lu Guessa nos deixa em carne viva de tanta apreensão pelo seu single novo (OUTSIDE) que deverá ser lançado no final de Agosto. Após permanecer meses no topo das paradas e ser HIT constante e obrigatório em qualquer "dance-floor" que se preze, com a sua "Take a Chance" em parceria com Dj/Produtor Filipe Guerra. A cantora Lu Guessa se enclausurou, pesquisou, estudou e aprofundou-se ao máximo para compor e produzir em parceria com o Dj/Produtor Tannuri a música que promete (e vai ser) sucesso instantâneo nas pistas.

Na ocasião em que veio apresentar-se em São Paulo pela 1ª vez, Lu Guessa me concedeu uma entrevista EXCLUSIVA e bem interessante [ confira aqui ] e o mais gratificante é que repete a dose em uma entrevista pra lá de interessante e surpreendente que você confere abaixo. Deliciem-se com a embalagem, mas nunca deixe de lado o conteúdo:

Claudio Nanti: Gosto de destacar o fato de além de você cantar, também compõe suas próprias músicas e de outras cantoras também, como por exemplo "The Music" de Alex Marie, e "Dreams" da hitmaker Lorena Simpson. Você acredita que exista maior responsabilidade como compositora ou como cantora?
Lu Guessa: Acredito que as duas responsabilidades são difíceis, tanto cantar, como compor. Não é fácil fazer boas rimas e contar uma história interessante, assim como não é fácil atingir notas altas e manter a afinação sempre.
As duas coisas são extremamente difíceis e acho que ambas exigem treino constante.



Claudio Nanti: Lembro que você me disse em uma ocasião que não faz o estilo DIVA, em qual estilo você acha que se encaixa levando em consideração sua música, sua personalidade e sua imagem como artista?
Lu Guessa: Na verdade prefiro não me rotular. Me vejo como uma pessoa mutante e versátil, sempre gostei de ouvir coisas novas, antigas e até mesmo de diversos segmentos da música como o Rock, o Eletrônico, o som Industrial, as batidas de um Reggae, a suavidade de um concerto clássico, o Swingue de um Soul, Rythm & Blues, entre outras coisas.
A música certamente é o meu ponto mais forte, ela é a minha identidade maior, algo que encaro como grandioso demais para mim, talvez seja por isso que as pessoas me consideram "Diva". Isso me deixa feliz!



Claudio Nanti: Seu conhecimento musical permeia por diversos estilos, qual deles te preenche em todos os quesitos?
Lu Guessa: Eu vejo a música como um grande restaurante de comida Self-Service, onde você vê diversos alimentos gostosos que podem colorir bem o seu prato com elementos saudáveis ou de repente se você preferir, com algo gorduroso, mal passado, requentado e fora da validade. Enfim, a escolha é sua. Usando essa metáfora onde comparo a música com o alimento, eu procuro colorir bastante o meu prato e ter diversas influências musicais as quais certamente me dão conteúdo, criatividade, cultura e evolução. Todos nós precisamos moderadamente de vitaminas encontradas nos alimentos, é a mesma coisa na música, um produtor que se preze, uma cantora, um compositor não pode ter preconceito com novos temperos, novos gostos, novos conceitos musicais. Nós precisamos da música de "A" a "Z"...
Ficaria difícil eu dizer qual o estilo que mais me completa, eu preciso de todos eles a cada dia pra me inspirar mais e mais.


Claudio Nanti: Cite uma única música que por si só descreve a Lu Guessa como nenhuma outra:
Lu Guessa: Unwritten, de uma cantora chamada Natasha Bendingfield.
Vale a pena conferir a mensagem positiva na letra.


Claudio Nanti: O que mudou na sua vida como pessoa e profissional desde o sucesso de "Take a chance". Para melhor e para pior?
Lu Guessa: Foi tudo muito rápido... Eu ainda me pego pensando nisso em cada show que eu faço. Rola um flashback, tem vezes que fico meio fora de mim, parece que só o meu corpo está no palco enquanto eu fico observando a reação das pessoas cantando a música, se jogando na pista, é emocionante!
"Take a chance" é o recomeço da minha vida, me fez não desistir da música, é uma evolução, um portal para novos contatos e oportunidades, é uma grande felicidade essa música. Não mudou nada para pior, só para melhor, todas as vezes que eu canto ela é com alegria. Eu me redescobri como musicista, ultrapassei a mesmice de apenas ser uma instrumentista através dessa nova fase onde essa música tem total responsabilidade.

Claudio Nanti: Qual foi sua maior inspiração para compor OUTSIDE?
Lu Guessa: Tudo começou em um bate papo entre amigos, quando perguntei a uma amiga, dona da Festa "Outside Party" o por quê ela havia escolhido esse nome, e ela me disse que na época estava querendo algo que fizesse referência ao termo "Sair do armário" que a gente tanto ouve por aí, pois o público que frequentaria a festa seria em grande parte gay. Então me veio a ideia de fazer uma música para quem quer sair do armário, para quem quer se libertar, para aqueles que estão descobrindo o primeiro amor entre iguais, decidi escrever uma letra que fosse um escudo para essas pessoas, porque eu sei que todo mundo que passa por essa situação difícil, quer ser aceito pela sociedade, sobretudo ter o respeito das pessoas por suas escolhas. Eu quis escrever uma história sutil, que não ficasse presa a apelações ou coisas do tipo. Existem muitas músicas que falam de amor, mas em "Outside" eu senti a necessidade de ir mais além e falar "que amor é esse", como as pessoas que o sente querem ser respeitadas, querem ser elas mesmas sem a preocupação de agradar os outros e com um único objetivo que é a felicidade própria.

Claudio Nanti: E a parceria com o Produtor TANNURI, como surgiu, e porque o escolheu para produzir seu single?
Lu Guessa: Conheci o Tannuri através do Filipe Guerra, durante a gravação de "Take a chance". Todas as vezes que me encontrei com ele e com o Filipe, nossos papos musicais eram extensos e muito legais. A gente curtia muita coisa e tinha um pensamento em relação a produção e composição bem parecido. Eu fiquei abismada com a afinidade musical que eu tive com o ele. E um ponto forte para a escolha do Tannuri foi o estilo dele, bem diferente do meu que é POP, o comercial. A ideia era o "desafio". Eu queria fazer um som diferente, porém com qualidade e acima de tudo com uma pessoa flexível, uma pessoa que fosse agregar com ideias, que juntos pudéssemos fazer um bom trabalho e que rolasse confiança. Tivemos uma facilidade enorme em trabalhar juntos, trabalhamos democraticamente e foi bem produtivo, acredito que nós dois evoluímos bem.

Claudio Nanti: Single novo representa quase que começar do zero, não concorda? Ou existe maior cobrança pelo fato do grande sucesso de "Take a Chance"?
Lu Guessa: É verdade, cada música é isso mesmo, começar do zero... Em relação a cobrança, eu sou realmente muito detalhista e quero sempre o melhor para o público que acompanha o meu trabalho. O sucesso de "Take a chance" gera realmente uma expectativa grande nas pessoas.
"Outside" é um desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade, é a minha reinvenção e estou confiante nesse novo projeto.

Claudio Nanti: Sua relação com as outras cantoras parece ser bem amigável. Com qual você gostaria de se apresentar no palco?
Lu Guessa: Sim, totalmente amigável ao ponto de eu compor músicas para algumas delas cantarem. Eu já cantei com a Paula Bencini em um show meu, tirei ela lá da plateia na Bubu Lounge pra fazer um Feat comigo e foi legal... Eu ia curtir cantar com todas, acho que não ia querer deixar ninguém de fora.
Desde as mais veteranas como a Amannda, Lorena Simpsom, Joe Welch, Alex Marie e também as novas cantoras como a Wanessa, Nicky Valentine, Nathalia Daminni e a Leilah Moreno entre outras... Temos cantoras excelentes fazendo um trabalho bonito e de qualidade pro nosso público.


Claudio Nanti: Acredito que toda pessoa que cria algo, cria com o intuito de causar alguma sensação e/ou experiência para quem partilha de sua criação. Foi assim contigo também ao criar "OUTSIDE"?
Lu Guessa: Foi assim comigo, ou melhor, é sempre! A música é uma história que se conta e tem sempre alguém que se identifica com aquela situação. Quando componho, o meu intuito maior é levar uma mensagem boa, independente da temática. "Outside" é apenas mais um exemplo.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...