Para quem não me conhece, acho importante me apresentar, meu nome é Claudio Nanti, minha idade é a que o meu espírito permite, e completarei no dia 7 de Setembro de 2014, 15 anos como "profissional da noite". Não, eu não sou michê, meu negócio é produzir e/ou promover festa. Meu trabalho é focado no público LGBTS, e já trabalhei em 80% das casas noturnas de São Paulo, e também já produzi pouco mais de 200 festas que foram de 100 a 2.500 pessoas. Então, acho que tenho um pouco de conhecimento para falar deste assunto (risos). As dicas que darei serão baseadas no meio em que atuo, afinal, existem diversos tipos de festas , para diversos tipos de público, mas vamos com o básico do básico, apenas para começar! Sempre digo e repito que todos, TODOS merecem a oportunidade de fazer uma festa. Assim como eu tive uma chance um dia, você pode ter, basta querer.
Produzir uma festa é definitivamente um trabalho que pede amor e dedicação, e principalmente RESPEITO ao público. A grosso modo, uma festa nada mais é do que um produto a ser vendido, e como "produto" tem os seus processos determinados. Desculpe a redundância da frase mas: Vamos começar do começo! ;)

NOME DA FESTA:
Eis aqui uma coisa que parece fácil, mas na verdade, é uma das etapas mais difíceis (risos). O nome da festa! Mas por quê? Simplesmente porque o nome da festa deve dizer em uma única palavra, se possível, tudo sobre ela. O nome deve ser curto, direto, coeso, de fácil associação, fácil de memorizar, e expressar o "conceito da festa" (este é próximo ponto em questão) e o que as pessoas podem esperar da festa. A primeira festa que criei foi em 2001, tinha um nome lindo, todo chamativo, mas era comprido e ninguém sabia a pronúncia, chama-se OUTRAGEOUS (significa ultrajante), foi um fiasco hahahahaha, não deram nem 20 pessoas, só fui me atrever nisso novamente 7 anos depois. Citarei alguns exemplos que acho bacana: FUN! (é um projeto semanal da Bubu Lounge que rola toda sexta-feira, que significa DIVERSÃO em inglês, busca um público que quer se divertir). SELECTION (projeto mensal com mais de 08 anos de história, onde fui divulgador, promoter, co-produtor, sócio-produtor e hoje apenas ajudo meu amigo Luiz Netto no que for necessário. Significa SELEÇÃO em inglês, ou seja, busca um público mais selecionado). Claro que não posso deixar de citar a minha né? VEXAME, o nome já fala por sí só, busca um público que quer dar vexame sem preocupar-se ao que os outros vão pensar (rs). Outros nomes que acho bem bacanas e que expressam bem o conceito da festa são: HANGOVER (ressaca em inglês), LOOST (perdido em inglês), VRÁÁÁ (onomatopeia de um leque sendo aberto), QUÉDIZÊ (meme de "quer dizer"), STRONDO (meme de "estrondo"), RESSACA, (impossível não ficar de ressaca depois dessa festa rs). TIC TAC (tem um significado subliminar que os frequentadores sabem muito bem qual é hehehhehehe) Enfim, são apenas alguns nomes, mas existem diversos por aí que são bem interessantes.

ATENÇÃO! É importante não confundir o "conceito da festa" com o "formato da festa". Formato é o tipo festa e estilo da festa, se será open-bar ou não, pop ou eletrônica, hétero ou gay, day-party ou night party, pool party ou rave e por aí vai. É difícil de explicar o que seria o "conceito da festa" e mais difícil ainda é definir este conceito hahahhaahaha. O conceito nada mais é do que o que É a sua festa. Tipo, quando forem te perguntar sobre a sua festa, você responderá dizendo o conceito dela. Nessa resposta deve conter o que é a sua, o que a pessoa pode esperar dela e por que ela deve ir nesta festa. Difícil, né? É mesmo, mas sei que tu consegue! ;)
Como exemplo darei aqui o conceito da VEXAME: A vexame é uma festa que reúne uma galera fervida e animada, que é ligada nas redes sociais. Juntando pessoas sem preconceitos que querem se divertir sem se preocupar com os tabus da sociedade. Uma festa democrática onde todos são muito bem-vindos! Afinal, não basta se divertir, tem que dar VEXAME!


O SLOGAN DA FESTA:
Atualmente são poucas as festas que se utilizam de um slogan, algumas mais ousadas e criativas, usam um slogan para cada edição, dependendo do tema da festa. Um slogan nada mais é que uma frase de fácil memorização que resume as características da festa., sendo muitas vezes tirada do "conceito da festa". Alguns slogan que eu gosto:
Vexame: Não basta se divertir, tem que dar vexame!
Code Holiday: Sem Limites Para Sua Diversão!
Tic Tac: Aqui se faz vibe!
Selection: More than a party, a real celebration of music, fun and life!




Um ponto muito polêmico a ser levado em consideração: o Line Up da sua festa! Claro que quem você for colocar, vai depender do formato da sua festa e do público alvo da sua festa, porém, existem algumas questões que devem ser consideradas:
1º Não basta o DJ tocar bem, ele precisa AGREGAR público, ou seja, as pessoas tem que ter vontade de ir na festa por causa dele.
2º Não basta o DJ agregar público, ele tem que ter empatia com o público. Todo mundo gosta de ser bem tratado, e convenhamos, lidar com pessoas arrogantes que se acham é um porre, e isso afasta as pessoas, consequentemente, o seu público.
3º Mas o DJ precisa ser bonito? Deixando a hipocrisia de lado, vivemos num mundo movido por imagem, então, ter uma boa aparência ajuda SIM, principalmente se for colocar foto do profissional no flyer. Não precisa ser lindo, basta ter uma boa aparência, e claro, saber tocar, porém o conceito "saber tocar" atualmente tem VARIADO bastante! hahahahahhahahahahha
4º Dj não é promoter! CONCORDO, porém, tem coisa mais linda do que mostrar o quão grato ficou por ter sido contratado e divulgar de vez em quando os fervos que estará? Saibam que muitos produtores levam muito isso em consideração na hora de contratar um DJ.
5º Invista em NOVIDADE! Sim, dê oportunidade para novos talentos, iniciantes e afins. Além de dar uma renovada no mercado, você ainda terá o mérito de ter sido a primeira pessoa a ajudar alguém que só precisava de um empurrãozinho para fazer sucesso, podendo até a ser o diferencial da sua festa. Não é uma regra, mas é sempre bom dar uma chance ao próximo! ;)
2º Não basta o DJ agregar público, ele tem que ter empatia com o público. Todo mundo gosta de ser bem tratado, e convenhamos, lidar com pessoas arrogantes que se acham é um porre, e isso afasta as pessoas, consequentemente, o seu público.
3º Mas o DJ precisa ser bonito? Deixando a hipocrisia de lado, vivemos num mundo movido por imagem, então, ter uma boa aparência ajuda SIM, principalmente se for colocar foto do profissional no flyer. Não precisa ser lindo, basta ter uma boa aparência, e claro, saber tocar, porém o conceito "saber tocar" atualmente tem VARIADO bastante! hahahahahhahahahahha
4º Dj não é promoter! CONCORDO, porém, tem coisa mais linda do que mostrar o quão grato ficou por ter sido contratado e divulgar de vez em quando os fervos que estará? Saibam que muitos produtores levam muito isso em consideração na hora de contratar um DJ.
5º Invista em NOVIDADE! Sim, dê oportunidade para novos talentos, iniciantes e afins. Além de dar uma renovada no mercado, você ainda terá o mérito de ter sido a primeira pessoa a ajudar alguém que só precisava de um empurrãozinho para fazer sucesso, podendo até a ser o diferencial da sua festa. Não é uma regra, mas é sempre bom dar uma chance ao próximo! ;)
6ª Fuja da velha fórmula de pegar um dj conhecido de cada festa! Isso não funciona mais, há anos. O DJ sempre vai dar prioridade para a festa a qual é residente e/ou aquela que lhe dê maior notoriedade e/ou cachê. Exemplo: Sua festa será num sábado, e o seu dj convidado é residente da Flexx, é óbvio que a prioridade será a Flexx, afinal, é lá que ele ganha o seu pão de cada dia. E vamos ser bem sinceros? As pessoas não vão deixar de ir na balada famosa que já tem o dj, pra ir na sua festa que é, a priore, uma incógnita. É um paradoxo, eu sei, mas é a realidade.
7ª A maioria reclama da mesmice, mas tem sérios problemas em absorver NOVIDADES, se pretende "ousar" no line, vá com calma, o público absorve as coisas aos poucos, não adianta tentar REVOLUCIONAR a noite paulistana do dia pra noite! ;)
7ª A maioria reclama da mesmice, mas tem sérios problemas em absorver NOVIDADES, se pretende "ousar" no line, vá com calma, o público absorve as coisas aos poucos, não adianta tentar REVOLUCIONAR a noite paulistana do dia pra noite! ;)
PROMOÇÃO e/ou DIVULGAÇÃO
Aaaaaaah, a inclusão social, trouxe seus benefícios e malefícios também! Não queria falar muito sobre este assunto pois estava pretendo fazer um post dedicado apenas a explicar a enorme diferença entre Promoter e Divulgador, mas vamos lá! Como bem sabem, atualmente muito é investido em divulgação nas redes sociais, principalmente no facebook. Nesta parte vou sugerir apenas "parcimônia" e "bom senso" no que diz respeito a marcações de flyer, marcações no comentários, quantidade de postagem, quantidade de post no eventos e por aí. Devo lembrar que tudo isso gera NOTIFICAÇÕES no perfil da pessoa, e o excesso gera antipatia. Ou seja, as pessoas vão te amaldiçoar até a última geração. Vamos deixar a preguiça de lado, e se jogar nas inboxs, bebê. Mas não com aquele "control c, control v" de frase pronta com link do evento. Converse com a pessoa, e só no meio, quando surgir oportunidade, convide para a festa, fazendo a pessoa compreender o quanto é importante aquele convite e o quanto a festa seria incrível se ela estivesse presente! Ah sim, faça uso do bom português. Erros de escrita, concordância verbal, acentuação podem ser desastrosos e você pode virar motivo de piada. Se tiver dúvidas de como se escreve, pergunte, não tenha vergonha!

Alguns pontos importantes é que uma festa nada mais é do que um produto a ser vendido, portanto, assim deve ser tratado, e também é uma empresa, onde as coisas devem funcionar corretamente. Ou seja, se aquele funcionário não exerce corretamente sua função, tente converter a situação, se não der certo, troque por alguém que esteja apto a fazê-lo. Fuja das coisas que são "de graça" principalmente divulgadores, pois você não terá como cobrar devidamente por resultados, sem contar que ficará devendo favores e dará combustível para fofocas e intrigas. Procure montar uma equipe com pessoas que você confie ACIMA de tudo.
E é FUN-DA-MEN-TAL se colocar no lugar cliente! Bom, é isso, espero que eu tenha ajudado em alguma coisa! hehehehehehehehehehehe. Ressaltando que são apenas dicas, e não regras! Cada um faz aquilo que acredita ser o mais correto e viável para o seu projeto de festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário